Desgaste Dental

Quando o desgaste ocorre em vários dentes posteriores temos uma perda de altura dos dentes que chamamos de dimensão vertical de oclusão, que acaba por desgastar também os dentes da frente. É possível recuperar esta perda com coberturas por cima dos dentes (on lay ou coroas), devolvendo ao paciente um sorriso mais harmônico e estético. Alguns hábitos podem causar o desgaste dos dentes, como:

Bruxismo

O hábito de apertar e ranger demais os dentes, principalmente durante o sono, pode provocar um desgaste intenso do esmalte e da dentina, além de causar fraturas e dores de cabeça e nas articulações. Para limitar esses danos existem aparelhos móveis, usados ao dormir.

Estresse

Um dos grandes responsáveis pelo bruxismo, o estresse, indiretamente, favorece o aparecimento de cáries. Quando há estresse, o ambiente fica mais propício para se desenvolver as microorganismos causadores das cáries.

Gastrite e problemas estomacais

Refluxo ou vômito frequente podem provocar erosão química dos dentes, decorrente do líquido altamente ácido que vem do estomago. Para evitar esse desgaste dentário, é preciso tratar o problema com a ajuda de um gastroenterologista, que indica mudanças na alimentação e medicamentos que aliviam os desconfortos estomacais.

Cigarro

Não são só os dentes amarelados o problema do cigarro para a boca. Pesquisas comprovam que fumantes perdem os dentes mais cedo, devido as toxinas do cigarro. O tabagismo altera o pH da boca, facilita o surgimento de cáries e provoca periodontite e câncer bucal.

Escovação inadequada

Muita pressão e de forma persistente, pode causar perda de estrutura dental, principalmente nos dentes pré-molares e caninos. Por isso é importante escovar corretamente. Veja vídeo ilustrativo de escovação certa na aba "Orientações".

Usar dente como ferramenta

O hábito de usar os dentes para abrir garrafas, latas e outros objetos deve ser completamente esquecido.

Alimentos ácidos e muito duros

Consumir com frequência, frutas, vinagre, refrigerantes, vinhos e outros alimentos ácidos podem enfraquecer a superfície do esmalte, assim como comer alimentos muito duros pode causar fraturas dentais.

Rua Marechal Guilherme, 103 - Edifício Canadá - Sala 1001 - Centro / Florianópolis - Fone: (48) 3222-9803