Profilaxia (Limpeza dos dentes)




A profilaxia dental, também conhecida como limpeza dos dentes, é o procedimento onde o cirurgião dentista remove o cálculo (tártaro) e o biofilme (placa bacteriana) dos dentes. O tártaro e a placa provocam a gengivite, inflamação das gengivas, que fica inchada, mais vermelha e sangra. O sangramento pode ocorrer de forma espontânea ou quando se escova os dentes. Se nada for feito, o processo poderá evoluir para uma inflamação dos tecidos de suporte dos dentes, conhecido como periodontite, podendo causar a perda do osso de suporte e até perda dos dentes. Por isso, fazer a profilaxia periódica é muito importante. 



O procedimento é realizado com a ajuda de um aparelho de ultrassom, instrumentos para raspagem e jato de água+ar+bicarbonato.


Normalmente esse procedimento não causa dores, pois o aparelho de ultrassom permite ajuste de potência. Para pacientes com mais sensibilidade, a profilaxia pode ser realizada com anestesia. Assim tudo fica mais fácil e tranquilo. 




A limpeza deve ser feita em 6 em 6 meses, mas há pessoas que precisam de limpeza de 3 em 3 meses e outras podem manter a frequência anual. Essa frequência pode e deve ser determinada pelo dentista. Um dos procedimentos mais baratos da odontologia, vale cada centavo investido, porque é nesta vista ao dentista que você previne outros males da boca. Pense nisso!


Rua Marechal Guilherme, 103 - Edifício Canadá - Sala 1001 - Centro / Florianópolis - Fone: (48) 3222-9803