Higiene do Sono




A higiene do sono é tão importante quanto a higiene corporal, pois se não tivermos uma boa higiene do sono, não teremos um sono reparador. É imprescindível manter hábitos saudáveis para termos um padrão vigília-sono adequado. Estes são chamados de Higiene de Sono e incluem:





Manter horários relativamente constantes para dormir e acordar. Mudanças de hábitos, como nos finais de semana, podem atrapalhar o sono.



Procurar dormir somente o necessário. Manter- se acordado e deitado por muito tempo na cama não melhora a qualidade do sono.


O quarto de dormir não deve ser utilizado para trabalhar, estudar ou comer. 



Quem tem insônia deve evitar ler e assistir à televisão antes de dormir. 



Não cochilar durante o dia; entretanto, sestas habituais não atrapalham o sono.



Exercícios físicos devem ser feitos, no máximo, de seis a quatro horas antes de ir para a cama. 



Procurar relaxar o corpo e a mente de sessenta a noventa minutos antes de ir para a cama. 



Nunca tentar resolver problemas antes de dormir. 



Não tomar café, chá preto, chocolate ou qualquer bebida estimulante após as 17 horas. 



Bebidas alcoólicas, embora ajudem a relaxar, perturbam a qualidade do sono. Pessoas que roncam devem evitá-las, pois pode haver piora do ronco e das pausas respiratórias, devido ao relaxamento provocado pelo álcool na musculatura respiratória. 



Não fumar antes de dormir pois a nicotina favorece a insônia e um sono não reparador. 



Procurar fazer refeições mais leves. 



Calor e frio excessivos alteram bastante o sono, portanto tentar manter o quarto com temperatura agradável. 



Ruídos podem ser a causa de um sono ruim. 



Dormir bem é essencial, pois a quantidade e a qualidade do sono são fundamentais para manter uma boa forma física e mental.















As conseqüências de uma noite de sono inadequado, são: fadiga, cansaço, tensão, diminuição do rendimento intelectual, sintomas leves de depressão e ansiedade, sonolência diurna (que aumenta o risco de acidentes), dores musculares e irritabilidade.









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