Bruxismo




Bruxismo é um distúrbio do sono caracterizado pelo apertar dos dentes, em que as forças sobre a musculatura mastigatória são excessivas produzindo dor de cabeça, danos gengivais, desgaste do esmalte dental, dor disfuncional muscular da articulação temporo mandibular. Geralmente é o dentista que detecta primeiramente o bruxismo. 



As causas estão associadas ao estresse emocional e físico em quase 100% dos casos. O alinhamento incorreto dos dentes, o fechamento inadequado da boca e a falta de vários dentes está presente na maior parte dos casos, mas dificilmente são suficientes para causar o problema. O mau contato entre os dentes de cima e de baixo leva a pontos de atrito que aumentam a tensão muscular. Próteses mau feitas, pontes e dentaduras podem agravar o problema. A causa mais comum é a ansiedade da vida moderna. Perfeccionismo, mudanças bruscas emocionais, dentre outras.


Mas o tratamento pode ser feito com placa de mordida, técnicas de relaxamento e exercícios físicos que varia de pessoa para pessoa. 



Rua Marechal Guilherme, 103 - Edifício Canadá - Sala 1001 - Centro / Florianópolis - Fone: (48) 3222-9803