A dor crônica sob controle




Teorias emergentes estão expandindo nossa compreensão da dor e do seu tratamento. A chave para a compreensão da dor é reconhecer que ela tem um significado. De um modo geral, a dor traz a mensagem de que nem tudo está bem. O desafio consiste em interpretar o que isso significa no contexto de nossas vidas. 



Existem dois principais tipos de dor: aguda e crônica. A dor aguda dura um curto período de tempo (definido como menos de 3 meses), enquanto a dor crônica ou persistente é de maior duração (3 meses ou mais). A mensagem é muito diferente nos dois tipos de dor, e é importante ter clareza sobre essa diferença ao planejar como responder.



A mensagem da dor aguda é simples. Ela normalmente alerta para danos físicos e solicita uma ação corretiva. Por exemplo, se você pegar uma panela quente a dor evoca uma poderosa mensagem dizendo-lhe para soltar a panela. Aqui dor está relacionada à lesão tecidual.




A dor crônica é mais complexa. Sua mensagem não costuma relacionar-se à lesão tecidual clara. Muitas vezes, há camadas mais profundas no seu histórico. Uma potencial armadilha está em negligenciar as questões mais profundas e propor tratamento com medicamentos para a dor aguda. Isso pode levar a excessiva preocupação nos danos estruturais. Por exemplo, uma pessoa apresenta dor nas costas enquanto pratica jardinagem e acredita que mais prejuízos estarão ocorrendo durante a prática e é provável que pare a atividade de jardinagem. Na verdade, é muito improvável que um dano significativo está ocorrendo e uma estratégia mais útil reduzir o tempo de atividade ou realizar de uma forma mais suave.


A percepção de dor ocorre no cérebro. No entanto, certo número de mecanismos diferentes contribui para o modo que as mensagens são iniciadas e transmitidas dentro do sistema nervoso central.




1. Dor por lesão tecidual, ou nociceptiva: A dor nociceptiva ocorre devido ao dano real ou potencial dos tecidos. É um aviso de perigo. Entradas de estímulos de pressão, químicos ou de temperatura são detectadas pelos sensores especializados em neurônios nociceptores. Estes neurônios são distribuídos por todo o corpo e levam a dor por meio de mensagens para o cérebro. Exemplos de dor nociceptiva incluem a dor dos cortes, contusões, ossos quebrados e infecção. A dor nociceptiva é o tipo mais comum de dor aguda. No entanto, como já foi mencionado, quando a dor progride para a etapa persistente o dano tecidual significativo é geralmente perdido. A dor crônica não é geralmente associada com dano permanente dos tecidos. A artrite reumatoide e doenças relacionadas são exceções a esse padrão típico em que a dor persistente pode ser ligado a inflamação e danos nas articulações.




2. Dor por lesão do nervo, ou neuropática: A dor neuropática é devido a danos nos nervos. Aumento de impulsos elétricos a partir do local da lesão são projetados para o cérebro e são percebidos como dor. Exemplos comuns incluem a dor fantasma após a amputação dos membros inferiores (dor sentida em um membro que não está mais lá), neuropatia diabética dolorosa (onde os nervos são danificados por diabetes) e neuralgia pós-herpética (dor que pode acompanhar a infecção).






3. Sensibilização: "Sensibilização" refere-se à transmissão amplificada que ocorre no sistema nervoso gerando dor para além do local do problema original. Isto pode ocorrer em nível de nervos periféricos, na medula espinhal ou no cérebro. A sensibilização significa que uma "memória" da dor pode permanecer mesmo após a lesão tecidual ou nervosa inicial se curar. 


4. Fatores mente e corpo: No cérebro, um único pensamento provoca alterações imediatas na atividade elétrica e química. Estas alterações cerebrais podem ser muito semelhantes às que ocorrem em resposta a estímulos físicos corporais. Mente, cérebro e corpo são, de fato, tão intimamente entrelaçados que é difícil dizer onde um termina e o outro começa.


Mecanismos do sistema nervoso, imunológico e hormonal (o sistema neuro-imuno-endócrino) oferecem um caminho através do qual o estado de espírito pode ter profundos efeitos sobre o corpo. Hoje é reconhecido que esses mecanismos mente-corpo podem contribuir para a persistência da dor. Estas influências descendentes da mente quando projetadas para a medula podem sensibilizar diretamente o sistema nervoso e amplificar a dor. 



Existem vários outros mecanismos. Um exemplo refere-se ao efeito do estresse e da resposta de "luta ou fuga". O estresse emocional ativa o sistema nervoso simpático. Esta hiperatividade simpática então contrai os vasos sanguíneos, provocando redução do fluxo sanguíneo e falta leve oxigênio com consequente dor nos músculos, nervos ou tendões.


Mentes e corpos não são divididos. Temos um profundo e íntimo ("eu sou"), que se expressa para fora através da mente, corpo, espírito, relações e interações com o meio ambiente.


Isto significa que existem vários contribuintes possíveis para a dor. Às vezes, a dor pode se relacionar predominantemente para lesões corporais, como é típico de dor aguda. No entanto, se a dor persistir, fatores adicionais estão frequentemente envolvidos e a mensagem de dor pode, em seguida, apontar para dificuldades mais amplas.






O que é uma abordagem pessoal para o manejo da dor?






O foco está em fazer mudanças graduais e avaliar as respostas. O objetivo é "treinar o cérebro" e "restaurar os tecidos". Os resultados são geralmente mais evidentes a longo prazo em geral de 12 meses, embora às vezes pode ocorrer uma melhoria rápida. Existem cinco áreas-chave na gestão que podem ser consideradas para se desenvolver uma abordagem individualizada.


1. Tratamento conservador: Este aspecto do tratamento se concentra no corpo. Tratamentos conservadores incluem medicamentos, bloqueios de nervos e cirurgia. Abordagens biológicas relacionadas a fisioterapia, quiropraxia, osteopatia e acupuntura também são estratégias que geralmente funcionam bem para a dor aguda, e são também eficazes em situações de dor crônica. O custo/benefício deve também ser cuidadosamente ponderado junto com um especialista.






2. Mente e corpo: Nossos pensamentos e emoções têm um impacto imediato sobre o corpo. Isto significa que os padrões de pensamento inúteis (especialmente relacionado com as crenças e expectativas) e emoções profundas podem contribuir para problemas de saúde física. No sentido inverso também é verdade, os problemas de saúde física podem produzir mudanças em pensamentos e emoções. O exercício de traçar uma linha do tempo é uma maneira de olhar para as ligações importantes entre períodos estressantes da vida e o aparecimento de problemas de saúde, tais como a dor. Aprender a ser mais consciente ou consciente da mente e do corpo é um aspecto fundamental do tratamento da dor. O desafio consiste em fazer mudanças graduais, tanto em nível físico e mental, com vista a reduzir o impacto da dor.


3. Reintegração: Muitas pessoas com dor crônica têm um comportamento de desligamento ou isolamento em relação ao ambiente, às pessoas ou ao trabalho. Um dos componentes do tratamento da dor, portanto, envolve a restabelecer as conexões perdidas. Para alguns, trata-se de passar mais tempo na natureza, para outros o voluntariado ou aderir a um grupo. Descubra qual hobby é ideal para você. De qualquer forma é preciso a saber que a reintegração da pessoa na sociedade pode ajudar a reduzir a sensibilização do sistema nervoso e a dor.


 4. Atividades: Nossas ações, como nossos pensamentos e emoções, pode facilmente tornar-se presas em padrões inúteis. Aprender a "reprogramar" a atividade é uma parte importante da estratégia global de reciclagem do cérebro. Ações significam encontrar o equilíbrio e evitar fazer muito pouco ou demais. Aos poucos, a atividade de construção ajuda a superar o medo de que pode haver algo perigoso e estruturalmente errado com o corpo. Uma caminhada diária confortável é uma estratégia de tratamento comumente usada nesta área.






5. Nutrição: A mente e o corpo são alimentados pelo ar limpo, água limpa e comida de qualidade. Abordar estas questões pode melhorar diretamente a saúde. Evitar fumar e minimizar o consumo de drogas recreativas como cafeína e álcool é útil. Comer mais vegetais e proteínas e menos carboidratos ricos em amido (particularmente ricos em carboidratos de alto índice glicêmico) reduz a inflamação. Suplementos nutricionais, como ômega 3, encontrado no óleo de peixe, podem trazer benefícios em determinadas situações. O ser humano tem a capacidade de se adaptar e de renovar de acordo com a melhora da nossa alimentação. Não estamos condenados à degeneração e a doença.


Então, basta parar um pouco e tentar responder a três perguntas:



1. Qual é a mensagem da dor para mim?



2. Qual o significado da dor na minha história de vida?



3. Quais as mudanças positivas que posso fazer na minha vida para minimizar o impacto da dor?


Nós podemos ajudar você a eliminar ou minimizar as dores crônicas. 





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