Terceiro Molar - Dente Ciso

É bastante comum haver dor na região do dente do ciso quando ele está nascendo. A gengiva pode ficar um pouco inflamada apresentando dor, vermelhidão e sensação de calor. Nestes casos, para aliviar a dor e inflamação, deve manter os dentes muito bem escovados e recorrer ao uso de um enxaguante bucal próprio para estes casos.

Em alguns dias os sintomas desaparecem. Se necessário, pode tomar algum analgésico que toma habitualmente para outros tipos de dores. Se a dor do dente ciso persistir durante muitos dias pode estar se iniciando um processo de pericoronarite, que pode repercutir dor para o  ouvido e a garganta. Neste caso deve-se procurar um dentista para diagnosticar a causa do problema, ver a medicação adequada para o problema e avaliar a necessidade da extração do mesmo.

A extração do dente ciso é indicada nas principais situações:- Desajuste na oclusão (quando o dente do ciso está entortando os outros dentes);

Quando está em posição incorreta e provocando problemas de inflamação recorrente;

Quando está com cárie muito profunda e não é possível fazer tratamento de canal (muitas vezes as raízes dos dentes cisos são curvas ou possuem formas que torna impossível o tratamento do canal).

Quando é difícil sua higiene iniciando um processo de doença periodontal (gengiva) que pode ir progredindo para outros dentes.

Quando é um foco de infecção (gengiva sempre soída ou sangrando), sendo um risco para doenças cardíacas.

Rua Marechal Guilherme, 103 - Edifício Canadá - Sala 1001 - Centro / Florianópolis - Fone: (48) 3222-9803